Informamos os nossos utentes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues, de momento, nos seguintes concelhos: Seixal, Almada, Sesimbra, Barreiro
O laxante suave e natural (extraído da planta do sene), para prisão de ventre.Pursennide pertence a um grupo de medicamentos denominados laxativos, utilizados no tratamento da obstipação. Encontra-se disponível em comprimidos revestidos contendo extracto de sene equivalente a 12 mg.
O Pursennide estimula o intestino no decurso de 6 a 12 horas e deve ser tomado ao deitar. A dose correta de Pursennide é aquela que corresponde ao menor número de comprimidos para restabelecer a normal função intestinal. Não aumente a dose se a função intestinal se exercer satisfatoriamente, nem exceda a dose máxima recomendada. Tome os comprimidos uma vez por dia, com um copo de água, à noite ao deitar. Adultos: 2 - 4 comprimidos. Crianças com mais de 12 anos: 1 - 2 comprimidos. Crianças com idade inferior a 12 anos, consulte o médico.
Cada comprimido revestido contém 20,0 mg de glicósidos de sene padronizados (equivalente a 12 mg de senósidos A+B) Excipicientes: Gelatina, glucose cristalizada, lactose, amido de milho, talco, sílica coloidal anidra, ácido esteárico, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio, goma arábica pó, palmitato de cetilo, sacarose.
Não tome Pursennide se: - Tiver hipersensibilidade (alergia) à substância activa ou a qualquer dos excipientes. - Tiver indicação do médico ou do farmacêutico para não tomar laxantes. - Sofrer de doença inflamatória do cólon (doença de Crohn ou rectocolite ulcerativa). - Tiver sido diagnosticada uma desidratação grave, com perda de água e electrólitos (níveis baixos de sódio e potássio no sangue). - Se sofrer frequentemente de náuseas, indisposição ou dores de estômago ocasionais. - Se já sofre de diarreia, vómitos ou espasmos. - Durante o aleitamento. Antes de tomar Pursennide, confirme com o seu médico ou farmacêutico se a resposta às perguntas que se seguem é afirmativa: - É a primeira vez que toma Pursennide? - Está a tomar ou tomou recentemente outros medicamentos? Tome especial cuidado com Pursennide: - O uso indiscriminado de laxantes durante longos períodos sem indicação médica, pode conduzir a habituação. Deverá utilizar a dose mínima eficaz para o restabelecimento normal da função intestinal. - Se sentir dores abdominais persistentes enquanto estiver a tomar Pursennide, peça conselho ao seu médico ou farmacêutico. - Se a obstipação persistir ou se agravar interrompa o tratamento e aconselhe-se junto do seu médico ou farmacêutico. - Se efectuou recentemente alguma intervenção cirúrgica abdominal, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Pursennide. - Se sofrer de doença inflamatória intestinal consulte o seu médico antes de tomar Pursennide. - Se estiver grávida ou a amamentar não tome Pursennide sem previamente consultar o médico. Se tomar mais Pursennide do que deveria: No caso de sobredosagem contacte imediatamente o seu médico ou o hospital mais próximo. Efeitos secundários: Como os demais medicamentos, Pursennide pode causar efeitos secundários em algumas pessoas. O Pursennide pode causar irritação gástrica ou abdominal provocando cãibras e dores abdominais. Se isso acontecer aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico. São referidos outros efeitos, como desidratação (perda excessiva de água), cansaço, miopatia (cãibras e fadiga muscular), depleção salina, distúrbios da função renal, baixa dos níveis sanguíneos de cálcio, potássio, magnésio e aumento da actividade das supra-renais. O uso prolongado pode causar náuseas e diarreia. Pode também ocorrer descoloração da urina. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.